Katavus

Alguns elementos da antiga Associação
A Associação KATAVUS é sucessora da antiga Associação Amigos do Palácio D. Chica. A nova denominação associativa, a revisão dos seus estatutos, o objecto e resultante escritura notarial foram resultado de um processo que tenta dar ênfase à valorização do património, defesa do ambiente e à promoção cultural do vale do cávado, uma zona com características específicas e que a anterior designação associativa limitava.

Assim, apesar de o património, o ambiente e cultura terem constituído objectivos da instituição antecedente, houve necessidade de os redefinir e de adoptar uma designação institucional de âmbito mais abrangente para ações de intervenção que não apenas as conotadas ao palácio D’Chica e a Palmeira. A escolha da designação Katavus privilegia uma realidade ambiental de extraordinária relevância, nem sempre tratada positivamente por poderes e interesses: o rio Cávado. Sucedendo à designação de Celano do tempo de gregos e dos romanos entre nós, pelo menos, Catavo ou Cadavo poderá ter sido uma adopção do tempo de Suevos como palpita D. Rodrigo da Cunha em “Memórias para o Arcebispado de Braga” (Vol. I, p. 312). “Justa Avum” ou “Pobarum”, “Kata Avus”, naqueles tempos remotos, designaria o rio que fica junto ou depois do Ave.

Mapa da zona norte do concelho de Braga
No âmbito do seu objecto, Katavus define-se como uma associação, não desta ou de outra freguesia, mas uma Associação da Zona do Vale do Cávado a norte do concelho de Braga. Para além de retomar a instituição fundada em Outubro de 1997 por Manuel António Pinheiro Vieira para a aquisição do Palácio D’Chica (a AAPD’Chica), não a deixando inactiva e no esquecimento, apostamos na colaboração positiva, nas sinergias, com as instituições autárquicas da zona do vale do Cávado e com movimentos de cidadãos.

Desenvolveremos também, dentro desta dinâmica associativa, acções de apoio e conjuntas com outras organizações da cidade, do concelho, da região e nacionais que têm o ambiente, o património e a cultura no seu âmbito de trabalho.