Katavus celebra Dia Mundial da Água



No próximo dia 22 de Março celebra-se o Dia Mundial da Água. Este dia foi designado pela Assembleia das Nações Unidas, após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). A efeméride tem como objectivo chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Este ano, o dia dia tem um valor simbólico acrescido, na medida em que decorre o Ano Interncional da Cooperação Pela água promovido pela UNESCO. A campanha liderada por esta instituição tem como foco cinco objectivos estratégicos:
Consciencializar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas coma a água;gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água; provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água; fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013; fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.
Neste âmbito, a associação pretende realizar um passeio simbólico junto ao rio Cávado. O passeio inicia-se entre as 18:00 e 18:30 na Praia fluvial de Adaúfe e decorre ao longo da margem esquerda do rio até à zona fluvial de Palmeira. Fazendo-se, depois, o mesmo percurso no sentido inverso. As inscrições para este passeio/convívio são gratuitas. Para os interessados em se inscrever basta entrar em contacto com associação através do e-mail katavus@gmail.com ou 965436719 (não sendo, contudo obrigatória). O grau de dificuldade desta caminhada é considerado mínimo. O total do percurso (ida e volta) estende-se sensivelmente por 6 quilómetros.

Esta caminhada, para além da sua componente simbólica relacionada com a efeméride em causa, visa promover o reconhecimento ambiental e patrimonial deste troço do maior rio do concelho de Braga.

Comentários

  1. Ora, eu que tive a sorte de nascer no dia, que passou a celebrar-se, desde 1992, como o "DIA MUNDIAL DOS OCEANOS", tenho de prestar o meu tributo à ÁGUA, no seu dia! Por isso, contem comigo para o passeio junto ao Rio Cávado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Judite será, sem dúvida, mais um momento para recordar a "comunhão" com a água, já que no dia 8 de Junho estarás sempre em festa! Na sexta, a festa será da água doce! Beijos e muito obrigada pela participação!!

      Eliminar

Enviar um comentário