Associação de Santa Lucrécia de Algeriz recria cenário histórico com presépio ao vivo

divulgação do evento junto à rotunda de acesso à freguesia
decoração da entrada da Igreja paroquial

















A jovem associação "Lucré Crescendo", em colaboração com a Junta de Freguesia de Santa Lucrécia de Algeriz, a paróquia local e a associação de Artesãos do Minho, criou uma encenação histórica da "Aldeia de Jesus" nos dias 8 e 9 de Dezembro. Todo o figurino montado na zona envolvente à escola primária e Igreja paroquial, possibilitou "recuar" mais de dois mil anos na história. Representações de cenas bíblicas e de vivências do quotidiano do século I marcaram esta primeira iniciativa do género na freguesia. Nada foi descurado, desde o rigor dos trajes, a caracterização das personagens e a encenação das actividades tradicionais da época, possibilitaram uma verdadeira lição de história ao vivo.
venda de produtos artesanais
exercício de pedreiro
A afluência ao evento foi considerável, tendo em conta o facto de ser esta a primeira vez que se levou a cabo esta representação. De realçar o grande envolvimento voluntário da comunidade local na interpretação das várias encenações bíblicas e no exercício das profissões típicas como o carpinteiro, pedreiro, taberneiro, pastor, etc. Os participantes contribuíram também com a oferta de produtos agrícolas e outros cujo resultado da venda reverteu para a "Lucré Crescendo". Em relação ao volume de vendas do comércio tradicional, a crise económica que vivemos limitou as expectativas da Associação de Artesãos.
 De acordo com os responsáveis pelo evento, a iniciativa deve ter continuação nos próximos anos já que os objectivos de promoção turística e cultural da freguesia foram atingidos.



encenação de soldados romanos ladeando Pôncio Pilatos

Estábulos com animais

panorâmica do recinto

jovens figurantes

barraca da associação Lucré Crescendo

jovens voluntários

representação da pregação de João Batista

representação de Maria e Jesus junto à manjedoura

foto de conjunto dos vários figurantes

Comentários