quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Visita da Katavus à exposição "A barra, o porto e a navegabilidade do Cávado - projectos e memórias" em Esposende



No dia 10 de Outubro de 2012, a direção da Katavus viajou até Esposende ao museu municipal local, com o objectivo de visitar a exposição "A barra, o porto e a navegabilidade do Cávado - projectos e memórias". Esta visita, resultou de um convite formulado à associação pela dra. Ivone Magalhães, técnica da Câmara Municipal de Esposende.
De uma forma bastante solicita e entusiasta, a dra. Ivone orientou os membros da Katavus pelo espaço onde estão reunidos 20 painéis que compõem esta exposição de longa duração, que estará patente até 2015. A iniciativa apresenta a relação de Esposende com o rio Cávado, destacando a sua navegabilidade desde épocas que remontam à Romanização, o porto comercial e piscatório seiscentista, e o assoreamento dos últimos três séculos, responsável pelo abandono desta via de comunicação, destacando as diversas tentativas de resolução do assoreamento, através da apresentação e interpretação dos principais projectos do "Encanamento do Cávado". O comissário cientifico é o investigador esposendense, Albino Penteado Neiva.
A exposição resulta de um projecto de investigação local, desenvolvido ao longo de 2010 e 2011 pelo investigador Penteado Neiva, pretendo inicialmente conhecer melhor os episódios do processo localmente conhecido como "Encanamento do Cávado". A este processo esteve indissociavelmente ligado o capitão engenheiro hidrográfico Custódio José Gomes de Villas Boas, responsável pelo primeiro e mais completo projecto de estudo hidrográfico intitulado "Planta de Projecto e estado presente das Obras de Encanamento do rio Cávado..." datado de 1800. Mais tarde, com o interesse cultural da autarquia local e a disponibilização do espólio da ARH - Norte, o plano pessoal alargou-se apresentando, de forma cronológica, os diversos projectos de melhoramento da barra, do porto e da navegabilidade do rio, datados entre 1795 e 1933.
Apreciação de mapa histórico da costa litoral
A profícua visita terminou com a oferta à associação de alguns exemplares do catálogo da exposição e os agradecimento dos dirigentes associativos. 




















Museu Municipal de Esposende
Apresentação da Katavus à dra Ivone Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário